

VALTER SANTOS


INICIA OS TRABALHOS NO
RIO PRETO PARA A COPA SP 2015
O comandante da equipe Rio Pretense para a Copa São Paulo 2015 é o experiente treinador Valter Santos de 42 anos de idade. Com passagens pelo futebol Paranaense e interior de São Paulo o treinador conquistou o vice campeonato Paulista Sub 17 em 2012 pelo Marília Atlético Clube, vencendo equipes como Corinthians em São Paulo. O treinador chegou e iniciou os trabalhos com bola no ultimo dia 24/11.
"Avaliei o grupo e gostei do que vi" informou o treinador.
Nascido em São Paulo o treinador fez ótimas campanhas no Paraná e equipes como Radium de Mococa, Primavera de Indaiatuba, Lemense e Marília. O treinador pretende adotar sua metodologia de trabalho na base do Rio Preto.
"Estamos correndo contra o tempo, afinal a competição começa em 30 dias, estou confiante na equipe e eles estão assimilando bem nossos métodos de trabalho que são métodos modernos e intensos" (Disse o treinador).
Sempre acompanhado do Prep.Físico Raul Junior, o treinador salientou a importância da Preparação fisica de sua equipe.
"O Raul fez e está fazendo um excelente trabalho nessa pré temporada, temos todos os dados e estamos usando tudo que temos em relação à tecnologia para chegarmos fortes no dia 04/01 contra a equipe do Grêmio.
O Rio Preto Esporte Clube está no grupo B ao lado de América, Confiança SE e Grêmio.
PAULISTA Sub 17 2013
05/2013
http://diariodemarilia.com.br/Noticias/122251/Equipe-Sub-17-do-Marlia-uma-das-sensaes-do-Paulista
Equipe Sub-17 do Marília é uma das sensações do Paulista
Em termos de aproveitamento, o time de Válter Santos tem o segundo melhor índice, com 90,47% dos pontos disputados, atrás apenas da Ponte Preta (91,66%)
A equipe sub-17 do MAC (Marília Atlético Clube), comandada por Valter Santos e atual vice-campeã estadual, é uma das sensações do Campeonato Paulista da categoria, que já teve oito rodadas disputadas.
O Paulista é disputado por 79 equipes, que estão divididas em dez grupos, sendo um grupo com sete e nove com oito equipes cada. Apenas seis equipes permanecem invictas na competição: Marília (seis vitórias e um empate), Comercial (cinco vitórias e três empates), Ponte Preta (sete vitórias e um empate), Corinthians (cinco vitórias e três empates), Taubaté (cinco vitórias e três empates) e Santos (seis vitórias e dois empates).
Em termos de aproveitamento, o MAC tem o segundo melhor índice, com 90,47% dos pontos disputados, atrás apenas da Ponte Preta (91,66%).
A campanha maqueana até o momento é a seguinte: vitória de 2 a 0 sobre o Noroeste em Bauru, goleada de 5 a 0 sobre o Grêmio Prudente no Abreuzão, vitória de 3 a 1 sobre o Osvaldo Cruz fora de casa, vitória de 2 a 1 sobre o Linense no Abreuzão, goleada de 4 a 0 sobre o Presidente Prudente no Abreuzão, empate por 1 a 1 com a Santacruzense em Santa Cruz do Rio Pardo e vitória de 3 a 0 sobre o Noroeste no Abreuzão.
O próximo jogo do Maquinho será no feriado desta quinta-feira (30), às 10h45, no estádio Caetano Peretti, em Presidente Prudente, contra o Grêmio Prudente, pela 9ª rodada (2ª do 2º turno) do Campeonato Paulista.
Para esta partida, Valter Santos terá à disposição o atacante Artur, que cumpriu suspensão automática no último sábado diante do Noroeste. A dúvida é o zagueiro e capitão Brunão, que faz trabalho de fortalecimento no joelho. A definição da escalação vai acontecer na manhã desta terça-feira.
Apesar da grande campanha, o técnico maqueano prevê dificuldades em Presidente Prudente. “No jogo do primeiro turno, quando ganhamos por 5 a 0, a partida foi bastante equilibrada e o resultado não demonstrou o que foi o jogo. Além disso, os times também se reforçaram e o Grêmio Prudente é o vice-líder. Será uma partida difícil e estamos nos preparando para isso.”

05/2013
Sub-17 bate o Noroeste por 3 a 0; Sub-15 fica no empate
Resultados mantiveram as equipes alvicelestes na liderança de seus grupos; times voltam a campo na quinta-feira e jogam contra o Grêmio Prudente fora de casa.
A equipe sub-17 do MAC (Marília Atlético Clube), atual vice-campeã estadual, voltou a mostrar um grande futebol e derrotou o Noroeste por 3 a 0, ontem de manhã (25), no Abreuzão, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Paulista.
Mesmo sem poder contar com o zagueiro Brunão, machucado, e com o atacante Artur, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o time maqueano impôs um ritmo forte desde o início. As novidades eram as voltas do volante Júlio e do atacante Luis, além da estreia do atacante Renan Lenon.
Melhor em campo, o Marília buscou o ataque e chegou ao primeiro gol aos 23 minutos. Luis tocou para Juninho, que ajeitou para Renan Lenon chutar no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro Douglas: 1 a 0.
Já na etapa final, mesmo em vantagem, o Maquinho foi para cima e o segundo gol veio aos 27, numa grande jogada do ataque. Elivélton, que havia entrado na vaga de Renan Lenon, foi lançado pela esquerda e cruzou na medida para Luis completar forte para o gol: 2 a 0.
E o resultado foi definido aos 37. Leonardo cobrou bem uma falta da entrada da área, a bola bateu no travessão e Luis, livre, só completou de cabeça para o gol vazio.
Com o resultado, o Marília segue invicto e tranquilo na liderança do Grupo 1 do estadual com 19 pontos, conquistando até agora 90,47% dos pontos disputados. Em sete jogos, o time de Valter Santos soma seis vitórias e um empate, com 20 gols pró e apenas três sofridos, saldo de 17 gols. A equipe volta a jogar na quinta-feira, às 10h45, em Presidente Prudente, contra o Grêmio Prudente, pela 9ª rodada.
SUB-15
A equipe Sub-15 maquena cedeu empate ao Noroeste por 1 a 1, também ontem de manhã no Abreuzão. O time visitante foi melhor no primeiro tempo e teve algumas boas chances para marcar, mas o placar só foi aberto pelo Marília aos sete minutos da segunda etapa. Cristiano cobrou falta para a área e o atacante Rafael subiu mais que a zaga do Noroeste e marcou de cabeça: 1 a 0.
O Maquinho estava até conseguindo administrar a vantagem, mas o time de Bauru arrancou o empate no último minuto. Após cobrança de escanteio pela esquerda, a bola sobrou para Tiozzo, que chutou forte, sem chances para Yuri: 1 a 1.
Mesmo com o empate, o terceiro consecutivo, o Marília segue invito e líder do Grupo 1, agora com 15 pontos. Em sete partidas, foram quatro vitórias e três empates, com dez gols pró e apenas dois contra, saldo de oito gols e aproveitamento de 71,42% dos pontos. A equipe sub-17, comandada por Roberto Paulino, volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Grêmio Prudente, às 9h, em Presidente Prudente.

PAULISTA Sub 17 2013
05/2013
http://www.diario.fm.br/noticias/155
MAC faz clássico regional contra o Noroeste no Paulista Sub-15 e Sub-17
5/05/2013
As equipes sub-15 e sub-17 do MAC (Marília Atlético Clube) farão hoje, a partir das 9h, no Abreuzão, com entrada franca, clássico regional contra o Noroeste, em partidas válidas pela 8ª rodada (1ª do 2º turno) do Campeonato Paulista.
Os times maqueanos, comandados por Roberto Paulino (sub-15) e Valter Santos (sub-17) estão invictos e são líderes do Grupo 1 da competição. No sub-15, o Marília soma 14 pontos (quatro vitórias e dois empates) e tem três pontos a mais que o vice-líder Linense. Pelo sub-17, o MAC tem 16 pontos (cinco vitórias e um empate), cinco a mais que o vice-líder Grêmio Prudente.
Além de Marília x Noroeste, a 8ª rodada do Grupo 1 terá ainda os jogos Santacruzense x Presidente Prudente e Osvaldo Cruz x Linense. O Grêmio Prudente folgará na rodada.
SUB-15
Roberto Paulino terá dois importantes desfalques para o duelo: o meia Cristiano voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo e o atacante Tatu sofreu uma pancada na tíbia, sendo que ambos foram vetados pelo departamento médico. Há ainda uma dúvida no ataque, já que Yan queixa-se de dores no joelho. Caso não possa atuar, Marcão será o substituto.
O técnico maqueano acredita numa partida equilibrada. “Por se tratar de um clássico regional, a expectativa é de um jogo difícil. O nosso time vem de dois empates seguidos e o objetivo é tentar a vitória para termos uma folga maior na liderança.”
O MAC deve jogar com Yuri; Douglas, Vinícius, João e Lucas; Jefferson, Cássio, Heitor e Rafael; Ismael e Yan (Marcão). Para o banco de reservas foram relacionados o goleiro João, os zagueiros Zamberlan e Bruno, os volantes Francisco e Gabriel, o meia Vitor Hugo e o atacante Marcão.
SUB-17
Valter Santos também não poderá contar com dois titulares para a partida, já que o zagueiro e capitão Brunão segue no departamento médico, recuperando-se de dores no joelho esquerdo; e o atacante Artur, artilheiro do time com cinco gols, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
As novidades serão a entrada de Fabiano na zaga, a volta do atacante Luis e a estreia do atacante Renan Lenon, que teve a inscrição regularizada na quinta-feira na FPF (Federação Paulista de Futebol) e está confirmado.
O Marília está definido com Rodrigo; Jefferson, Eduardo, Fabiano e Leonardo; Júlio, Hebert, Matheus e Juninho; Luis e Renan Lenon. No banco ficarão Danilo (goleiro), Ralph (zagueiro), Lucas (lateral), Isaac (volante), Rogério (meia-atacante), Renan (atacante) e Elivélton (atacante).

PAULISTA Sub 17 2013
05/2013
Artur Flora e Valter Santos comemoram campanha do MAC no Paulista sub-17
Marília, SP, 16 – Com motivos de sobra para comemorar, o atacante Artur Flora (Foto) e o técnico Valter Santos vivem uma verdadeira lua de mel com a equipe do Marília, que disputa o Campeonato Paulista Sub-17. O MAC é líder isolado do grupo 1 da competição estadual e único com 100% de aproveitamento.
“Depois do vice-campeonato no último ano, a nossa responsabilidade nesta competição aumentou de forma considerável. Estamos trabalhando forte para manter o mesmo nível e quem sabe superar a campanha conquistada no ano passado. Espero colaborar para este objetivo”, declarou o atacante Artur Flora, autor de 5 gols no Paulista sub-17.
Se o ataque vem correspondendo a altura da campanha maquiana na competição, o setor defensivo não fica atrás e ao lado de Ponte Preta e Paulínia possuem as melhores defesas da competição com apenas dois gols sofridos. Para o técnico Valter Santos, ainda é muito cedo para vislumbrar voos mais altos na competição.
“Estaria sendo hipócrita em dizer que não estamos trabalhando para conquistar nossos objetivos, mas temos de ter os pés no chão, até por que a competição está em seu inicio e muita água vai rolar. No entanto, já estamos colhendo os frutos”, destacou o técnico Valter Santos.
Na liderança isolada do grupo 8 do Campeonato Paulista Sub-17 com 15 pontos conquistados em 5 jogos realizados, o Marília enfrenta neste sábado, 18, ás 10h45, no estádio Deputado Leônidas Camarinha, em Santa Cruz do Rio Pardo, a Santacruzense, quinto colocado com 5 pontos ganhos, pela sétima rodada da competição estadual.
Oscar Silva

PAULISTA Sub 17 2013
04/2013
Sub 17: Atual vice-campeão, Valter Santos espera superar temporada passada
Até agora, a equipe conquistou duas vitórias em dois jogos disputados
Publicado na sexta-feira, 19 de abril de 2013
Marília, SP, 19 – Com projeto ambicioso para a disputa do Campeonato Paulista Sub 17, o técnico Valter Santos quer o Marília nos patamares superiores da competição. A equipe é a atual vice-campeã e com aproveitamento de 100% lidera o grupo 1, além de ter uma das defesas menos vazadas.“Precisamos manter o nível de apresentação da última temporada e sem dúvida nenhuma proporcionar e preparar bons valores para servirem ao Marília. Estamos trabalhando forte e de forma intensa para que os resultados sejam mantidos ou até superados. Esse é o nosso objetivo”, declarou o técnico Valter Santos. Oriundo do projeto social, Projeto JB, realizado na Cohab José Bonifácio, zona leste de São Paulo, por Heleno da Matos, Santos comemorou o bom começo de campeonato do MAC e o fato de ter uma das melhores defesas da competição.
“Conquistamos dois resultados muito expressivos neste inicio de competição e com certeza serve como motivação para seguir na competição em busca dos nossos objetivos. A equipe está preparada para conquistar os resultados positivos necessários”, finalizou.
Líder isolado do grupo 1 do Campeonato Paulista Sub 17 com 6 pontos conquistados em 2 jogos realizados, o Marília enfrenta no próximo sábado, 27, ás 10h45, no estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz, o Osvaldo Cruz, quinto colocado com apenas 1 ponto ganhos, pela quarta rodada da competição regional.
Antônio Boaventura
PAULISTA Sub 17 2013
04/2013
Valter Santos define MAC para estreia no Paulista Sub-17 diante do Noroeste
A equipe sub-17 do MAC (Marília Atlético Clube), atual vice-campeã estadual, será definida hoje pela manhã, no estádio varzeano Nelson Cabrini (Mineirão), para a estreia no Campeonato Paulista da categoria neste sábado (6), às 10h45, contra o Noroeste, no estádio Dr. Alfredo de Castilho, em Bauru. A estreia no Abreuzão será dia 13, às 10h45, contra o Grêmio Prudente.
O técnico Valter Santos irá comandar o último coletivo, quando anunciará o time titular para a partida de sábado. Em princípio, o treinador maqueano terá dois desfalques para a estreia: o zagueiro e capitão Brunão e o volante Hebert, que ainda aguardam a regularização da documentação para estarem à disposição. Caso realmente não reúnam condições, os substitutos deverão ser Eduardo e Márcio, respectivamente.
“ ainda estamos com essas situações pendentes, mas enquanto esses problemas não sejam resolvidos, já estamos pensando nos prováveis substitutos. A equipe titular só poderei anunciar mesmo após o treino desta quinta-feira”, disse Valter Santos.
Segundo o treinador maqueano, o título de atual vice-campeão paulista aumenta responsabilidade do Marília, mas também serve de motivação para o grupo. “Analiso as duas situações, pois todas as equipes já entrarão de olho no Marília, mas também pudemos montar um elenco forte, já que durante a fase de preparação observamos 318 meninos, dos quais escolhemos 30 para compor o grupo. A nossa expectativa é fazer novamente uma grande campanha no Campeonato Paulista.”
Valter Santos revelou que a principal dificuldade foi encontrar campos para treinamento. “Foi sem dúvida o nosso grande problema, pois a grande maioria dos estádios municipais está em más condições. Mesmo assim espero que o time se supere dentro de campo e alcance os resultados positivos.”
Para a disputa do Paulista Sub-17, o elenco maqueano conta com os seguintes jogadores:
Goleiros - Rodrigo, Danilo, João Vítor e Vítor Gustavo.
Laterais - Jéferson Augusto, Jéferson Moreira, Lucas e Leonardo Silva.
Zagueiros - Fabiano, Eduardo, Ralph, Leonardo Pichinin e Brunão.
Volantes - Júlio César, Hebert, Pedro, Isaac e Alexandre.
Meias - Juninho, Matheus, Rogério, Diego e Igor Guilherme.
Atacantes - Artur, Luis Guilherme, Marcinho, Renan, Igor Silva, Elivelton e Guilherme Paula.
10/2012
SUB 17 do Marília elimina Corinthians em Guarulhos e avança para a próxima fase

Paulista Sub 15
04-2012
Valter Santos faz trabalho social com mais de 300 crianças em Itaquera
Marília, SP, 25 (AFI) - O técnico Valter Santos, que dirige a equipe Sub-15 do Marília é fundador e coordenador de um projeto de social, que trabalha com mais de 300 crianças entre 10 a 20 anos. Trata-se do Centro de Formação de Atletas do Clube Escola José Bonifacio em São Paulo.
“Fundei o projeto social em 2006 logo após a faculdade para treinador, atualmente tem pessoas a frente do projeto, mas mesmo a distância eu ajudo no social. Hoje o projeto atende mais de 300 crianças entre 10 a 20 anos, todos que lá estão tem o sonho de ser um atleta de futebol profissional”, disse Santos. O treinador ressaltou ainda que para ele é um orgulho em pode ajudar essas crianças.
Valter não chegou a ser jogador profissional, mas atuou nas categorias de base do Corinthians-SP, Portuguesa Desportos e XV de Jaú. Como treinador começou no Radium de Mococa, passou pelo Primavera de Indaiatuba e Campo Mourão seu último clube antes de vir para o MAC.
Atualmente técnico do sub-15 do MAC que está disputando o campeonato da categoria - até o momentofoi uma derrota e uma vitória - o próximo desafio será no sábado em Rancharia contra a equipe local. Valter Santos destacou que 80% do elenco são garotos de Marília e que no inicio mais de trezentos jogadores foram obervados.
“No começo do trabalho foram muitos garotos que passaram por avaliações técnicas, físicas, táticas e psicológicas, mas hoje o nosso elenco quase 80% dos garotos são da própria cidade, o que facilita muito o trabalho”, destacou.